Cidades

Araxá registra baixa procura durante Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes

·há 1h·Araxá, MG
Araxá registra baixa procura durante Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes
Araxá registra baixa procura durante Dia D de multivacinação em crianças e adolescentes

A mobilização do Dia D de multivacinação em Araxá, realizada no último sábado (20), encerrou com a aplicação de apenas 528 doses, número considerado abaixo das expectativas pela Secretaria Municipal de Saúde. O foco principal da campanha era a atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, mas o público-alvo compareceu em baixa adesão.

Do total de imunizantes aplicados, 392 doses (74,2%) foram especificamente contra a gripe (Influenza), que estava liberada para a população em geral. As vacinas de rotina destinadas ao calendário infantojuvenil somaram apenas 136 aplicações, o que gerou um alerta por parte das autoridades sanitárias sobre a importância da proteção contra doenças evitáveis.

A coordenadora de Imunização, Érica Fonseca, ressaltou que, embora a vacina da gripe tenha tido maior saída, o objetivo central era regularizar atrasos vacinais. Entre as doses disponibilizadas estavam a HPV, Meningocócica, Pentavalente, Febre Amarela e Covid-19. O município reforça que a vacinação segue disponível em todas as unidades de saúde nos horários habituais.

A prefeitura também comunicou que nesta quarta-feira (24), sete das nove salas de vacina da cidade funcionarão apenas até as 13h devido a uma capacitação técnica das equipes. As unidades Unisa e Unisul terão o atendimento encerrado ainda mais cedo, às 12h30, retornando ao fluxo normal nos dias subsequentes. Com informações de Jornal Araxá.