Clima

Inverno em Minas Gerais terá temperaturas acima da média e baixa umidade, alerta INMET

·há 2h
Inverno em Minas Gerais terá temperaturas acima da média e baixa umidade, alerta INMET
Inverno em Minas Gerais terá temperaturas acima da média e baixa umidade, alerta INMET

O inverno de 2026 começou oficialmente com previsões que indicam mudanças significativas no padrão climático de Minas Gerais. Segundo especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência para a estação, que se estende até o dia 22 de setembro, é de temperaturas acima da média histórica em todo o estado, incluindo as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A meteorologista Anete Fernandes explica que o cenário deve ser marcado por uma menor frequência de massas de ar frio e pela possibilidade de ondas de calor atípicas para o período. Além do calor persistente, a previsão aponta para baixos volumes de chuva, o que acende o alerta para a queda na umidade relativa do ar, comum nesta época do ano no interior mineiro.

Um dos fatores determinantes para este comportamento climático é a influência do fenômeno El Niño. Embora já decretado, os efeitos mais acentuados do aquecimento das águas do Oceano Pacífico no Hemisfério Sul devem ser sentidos de forma mais intensa entre meados e o final de agosto, impactando diretamente o regime de ventos e temperaturas na região.

Para os próximos dias, o avanço de uma massa de ar frio ainda pode trazer um declínio temporário nos termômetros, mas a predominância será de tardes quentes e céu com poucas nuvens. Moradores das principais cidades do Triângulo Mineiro devem se preparar para um inverno mais seco e com amplitudes térmicas elevadas. Com informações de G1 Minas Gerais.