Nova plataforma MG reduz espera por leitos e agiliza internações no Triângulo e Alto Paranaíba

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) consolidou o primeiro mês de operação da Central de Operações para Regulação Estadual (Core Saúde MG), apresentando resultados positivos na gestão de leitos. A nova plataforma, que substitui o antigo sistema SUSfácil, conseguiu absorver um aumento significativo na demanda, saltando de 2.500 para 4.500 solicitações diárias sem comprometer a agilidade no atendimento.
Um dos indicadores mais expressivos deste novo modelo foi a redução de 36% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior. O sistema utiliza tecnologias de organização de dados que padronizam as informações clínicas, permitindo que médicos reguladores tomem decisões mais rápidas e precisas sobre a gravidade e prioridade de cada caso em internações hospitalares.
A mudança também favorece o fortalecimento da rede regionalizada de saúde no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Com o novo protocolo, a regulação ocorre de forma mais uniforme, priorizando o encaminhamento de pacientes para hospitais próximos à sua origem sempre que houver disponibilidade técnica. Isso garante maior eficiência logística e humanização no atendimento aos mineiros.
Além de auxiliar os médicos reguladores, a ferramenta otimizou o trabalho dos Núcleos Internos de Regulação nos hospitais locais. A possibilidade de anexar exames e documentos digitais facilita a avaliação pelas unidades de destino, garantindo transparência e segurança na transferência dos pacientes entre instituições de saúde do estado.
Com informações de Jornal Araxá.



